Você está em: Home >> Dicas Seminovos >> Como comprar um carro usado

A Caltabiano pensando em facilitar à sua vida, elaborou algumas dicas de como comprar carro usado.

  1. Seja cauteloso na hora de comprar um carro usado. Nunca compre o primeiro que você ver. Pode até comprar, mas depois de olhar outras opções. Veja na Internet e procure referência sobre a loja ou pessoa de quem você está comprando.
  2. Cheque borrachas e mangueiras do motor. Preste atenção se não estão rasgadas ou ressecadas.
  3. Verifique por cima e por baixo do carro se apresenta algum tipo de vazamento de óleo ou água.
  4. Sinais de ferrugem ou amarelados nos itens de arrefecimento como mangueiras e tampas podem gerar problemas futuros.
  5. Confira os reservatórios de água do sistema de arrefecimento, óleo de freio, óleo da direção hidráulica e óleo de câmbio. É bom saber quando foram trocados pela última vez.
  6. Os óleos devem estar cristalinos. Se estiverem turvos, é sinal que são muito velhos e devem ser trocados. Pergunte ao vendedor se ele trocará o óleo antes da entrega do veículo.
  7. Verifique na bateria, se os terminais não possuem nenhum tipo de crosta e se não estão enferrujados. A bateria do veículo pode apresentar problemas dependendo do período de uso do carro e condição climática. Peça para checar a bateria e, se necessário, fazer uma “carga”.
  8. Confirme se o filtro de ar do motor está limpo e sem excessos. Caso esteja com uma cor escura é sinal que não é trocado há muito tempo e que o dono não se preocupava com o carro.
  9. Puxe a vareta do óleo do motor, veja se está no nível e com a cor cristalina. Se o nível estiver baixo ou a cor turva é sinal que passou da época de troca.
  10. Veja se o volante, pedais e manopla do câmbio estão rasgados, ressecados ou muito desgastados. Se você perceber que estão desgastados, é sinal que o carro era muito utilizado. Confira o velocímetro e lembre-se que carro muito rodado não é sinônimo de carro ruim, depende da condição de uso e das manutenções realizadas pelo antigo dono. Peça para ver o manual e ande no veículo. Em muitos casos, um bom carro por um bom preço esconde-se atrás de um velocímetro com alta quilometragem.
  11. Se você encontrou o carro que procura e ele é muito difícil de achar, faça uma reserva e não perca a oportunidade. Alguns veículos tiveram poucas unidades fabricadas, são séries limitadas ou modelos de baixa procura. Portanto não perca a oportunidade.

Blindado:

Destaque de Seminovos